As turmas do 3º ano, aprofundando os estudos sobre o Sertão e a cultura nordestina, receberam a visita muito especial de uma linda de família: o Rafael e a Conceição, pais da aluna Sofia.
Tudo começou quando soubemos que o convite do casamento desse casal foi um Cordel. O convite-folheto conta do início ao fim, em todas as estrofes, com a perfeição métrica dos seus versos, a história desse encontro de amor ilustrado com xilogravuras. ❤
Rafael e Conceição iniciaram a apresentação com pandeiro e batucada fazendo menção ao repente (gênero de poesia cantada) e trouxeram referências do Carnaval de Olinda, cenário do encontro onde essa linda história começou.
Através de fotos, proporcionaram um passeio por essa cidade histórica de grande importância para a formação do nosso país e apresentaram a técnica de xilogravura que se propagou na Literatura de Cordel e faz parte da tradição nordestina.
Mostraram a lembrança do casamento feita pelo artista José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges – um dos mais famosos xilógrafos de Pernambuco e finalizaram o encontro, apresentando a Literatura de Cordel como uma manifestação cultural bastante popular não só na região Nordeste, mas também em outros estados do Brasil, como o Rio de Janeiro que possui a Academia Brasileira da Literatura de Cordel, no bairro de Santa Teresa.