Existem diversos métodos para identificar o pH de uma solução e classificá-la quanto à acidez. Na aula experimental de Química, com a turma 3001, escolhemos usar materiais de uso cotidiano, a fim de aproximar os alunos da ciência, despertando assim, um maior interesse.
Testamos soluções de sabonetes, detergentes, refrigerante, limão, vitamina C, remédios usados como antiácidos estomacais, álcool, água sanitária e algumas soluções salinas, colocando em prática o que aprenderam em sala sobre Equilíbrio Iônico e Hidrólise Salina.
O indicador ácido-base usado foi a antocianina extraída do repolho roxo, mostrando que a Química não está restrita ao Laboratório, mas se faz presente em produtos de uso cotidiano.
Ao pingar algumas gotas do indicador nas soluções em estudo, a coloração observada indicava o pH através de uma escala de cores padrão.
Foi uma aula com muitas informações importantes e muitas curiosidades onde os alunos puderam constatar, na prática, o que aprenderam em teoria na sala de aula. Aprenderam também que a Química não é uma ciência distante, pelo contrário, está presente em nosso dia a dia, em alimentos, remédios, cosméticos etc.
Química no dia a dia: investigando o pH
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