Após a definição do projeto da construção de uma maquete sustentável, os alunos do 6º e 7º anos do Integral iniciaram a sua construção utilizando caixas que servirão de base para distribuir estruturas como prédios, ruas e parques e começaram a experimentar alguns protótipos estruturais dos futuros prédios. Após definirem a estrutura da cidade, definiram como desenvolveriam a parte estética das ruas. Decidiram imitar as colunas dos prédios utilizando barras de papel para que houvesse flexibilidade nas formas das construções. Muitas habilidades foram trabalhadas nestas atividades que propuseram além de recorte e colagem, o uso da chave Philips, parafusos e porcas.
Em seguida, no laboratório de informática, iniciaram com a programação para o controle dos dispositivos que serão instalados na cidade. Como garantir eletricidade suficiente para ligar todos os dispositivos e leds? Esse foi o primeiro problema a ser resolvido. Para solucioná-lo, os alunos foram apresentados ao multímetro para medir a capacidade de geração de energia de um motor que poderia gerar energia eólica. Seguiram verificando outras alternativas, inclusive pilhas e baterias.
Construindo a maquete sustentável
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