Aprender robótica não precisa necessariamente se refletir em uma carreira na área de tecnologia, mas trará benefícios que serão carregados pelo resto da vida. Por isso, os alunos do 4º e 5º anos do Integral do Colégio Santa Teresa tiveram o primeiro contato com a robótica!
Foram apresentados ao Arduíno, uma placa eletrônica projetada para ser usada em diversos lugares diferentes e sem muitas complicações. Um dispositivo funcional e fácil de programar, desenvolvido com o conceito de hardware livre, que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, facilitando assim o uso para estudantes e projetistas amadores, além de oferecer as ferramentas necessárias para que eles sejam capazes de desenvolver projetos que envolvem eletrônica e robótica.
Nossos alunos, utilizando uma placa Arduíno e um servo motor que conectados aos computadores eram comandados pelas instruções criadas usando o Scratch for Arduíno (S4A), compreenderam, em tempo real, de forma prática, a relação entre o digital e o físico, observando o resultado de suas interações digitais no dispositivo motor.
Primeiro contato com a robótica
-
1 min de leitura