Um dos objetivos do Novo Ensino Médio é trazer a realidade para dentro da sala de aula. Nessa perspectiva, nossos jovens da 1ª série do Novo Ensino Médio foram apresentados ao conceito de Manufatura Aditiva em uma Oficina de Impressão 3D e conheceram alguns recursos disponíveis que prometem modificar os métodos de fabricação em diversos setores, seguindo padrões da Indústria 4.0.
ℹ Manufatura Aditiva é o processo de manufatura digital por adição, no qual operam diversos tipos de equipamentos, e que ficou popularmente conhecido como “impressora 3D”, permitindo a produção de artigos de forma imediata com um modelo digital e sem necessidade de moldes. Como característica comum, todas as tecnologias funcionam adicionando camadas de material, uma sob a outra, até formar o objeto final.
➡ Foram abordadas as aplicações de produção nas peças industriais, na área de medicina e no uso para produções domésticas e artesanais, enfatizando que o processo pode baratear o custo na fabricação de, por exemplo, próteses, implantes, instrumentos cirúrgicos, construções de residências, entre muitas outras coisas.
Nossos alunos puderam ver em ação uma das impressoras 3D do colégio e um exemplo de impressão: um dinossauro impresso em 2021 num projeto realizado com os alunos do Integral.
Usando o programa Tinkercad (Autodesk) apresentamos na prática a produção de objetos 3D no meio digital que serão exportados para a impressão e produzimos um chaveiro de Santa Teresa para que os alunos pudessem visualizar o funcionamento do equipamento.