Os alunos do 1º ano dos Anos Inicias mergulharam num trabalho motivador, enriquecedor e cheio de descobertas inspirados pela leitura.
Conhecer e celebrar a vida e obra de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, foi uma grande alegria oportunizada pelo livro “O Menino Benjamin”, de @otaviojuniorautor que revela, para os pequenos leitores, seu grande legado para o circo brasileiro num texto lúdico e em tom “circense”.
Primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamim de Oliveira foi um dos criadores do circo-teatro no país. Grande artista, deu os passos iniciais para modernizar o ofício das artes cênicas. Esquecido pelos brasileiros, sua memória passou a ser reavivada a partir dos anos 1990. Em 11 de junho de 2020, foram comemorados os 150 anos de seu nascimento e antes disso, a escola de samba Salgueiro o homenageou no carnaval do Rio de Janeiro.
❤✨
Nesse contexto, finalizando o trabalho com esse livro, realizamos a “Semana do Circo” com nossos leitores do 1º ano e trouxemos um pouquinho do circo para nossa escola. Após a proibição do uso de animais nas apresentações circenses, outras modalidades passaram a integrar os espetáculos como o tecido e a ginástica circense. Assim, tivemos a apresentação do tecido circense na aula de Educação Física e das atletas federadas de Ginástica Rítmica Maria Clara Belfort, aluna da nossa escola, e Júlia Carvalho.
Para fechar com chave de ouro nossa semana, o Churumello Circus, apresentou o espetáculo “Gramelloucos – Show de Palhaços”. Foi pura diversão e alegria, com direito à pipoca, que não pode faltar num circo!