30Seguindo o resgate das atividades que trabalharam novas perspectivas e leituras de mundo, chegamos aos #AnosFinais, onde projetos multidisciplinares promoveram discussões, reflexões e criações.
O #9ºAno refletiu sobre a importância das imagens na construção da memória e identidade brasileira e discutiu a importância dos povos originários e africanos escravizados na construção do nosso país.
Numa releitura da obra do artista @halwildson os alunos recriaram cédulas de real com imagens representativas dos problemas sociais que assolam a população #negra e #indígena.
O #7ºAno estudou o período do Renascimento numa perspectiva #decolonial e crítica, refletindo sobre como a História da Arte contribuiu para criação de uma narrativa única promovendo o apagamento e branqueamento de pessoas pretas históricas e mitológicas, criando símbolos e padrões estéticos que formaram nosso imaginário.
Inspirados no trabalho do artista carioca @albertopereira, os alunos criaram releituras de obras renascentistas, substituindo personagens brancos por pessoas pretas e indígenas importantes para a nossa história.
A matemática está presente em todas as culturas, originária da habilidade de responder às necessidades de sobrevivência por meio da solução de problemas e atividades do dia a dia.
Na arte e artesanato dos povos originários, há uma forte presença de grafismos, representações abstratas onde aspectos da Geometria, como a simetria, podem ser trabalhados e foi isso que fizeram nossos alunos do 6º e 7º ano!
O livro paradidático adotado com o #8ºAno, “O Menino Nelson Mandela”, oportunizou análises e debates em relação à contribuição africana em nossa sociedade.
Embarcamos num projeto que foi muito além da leitura e incluiu a pesquisa de expoentes contra o racismo como Laís Amaral, Sueli Carneiro, Abdias do Nascimento, entre outros, buscando tornar nossos alunos agentes ativos na construção do conhecimento sobre a valorização da atividade étnico-cultural.
Clique aqui para conhecer o trabalho desenvolvido pelo 6º e 7º ano
Clique aqui para conhecer o trabalho desenvolvido pelo 7º ano
Clique aqui para conhecer o trabalho desenvolvido pelo 9º ano