Fechar

Tamanho da Fonte

A A A

“Me tiraram de mim”

-
2 min de leitura

O principal motivo para a escolha de “Me tiram de mim” como leitura obrigatória para o 2º trimestre foi a abordagem de temas de interesse dos alunos.

O aluno do Ensino Médio quer falar sobre temas como: amor, desamor, autoamor, machismo, sexismo, sororidade, homofobia, núcleos familiares, saúde mental, todas as formas de violência, conflitos existenciais, ou seja, temas de extrema importância e sensibilidade.

O livro não é um best-seller, mas é o produto de uma semente que em 2012 foi plantada nas aulas de Língua Portuguesa (Redação) da nossa escola. A autora era nossa aluna, entrando na adolescência, com inúmeros conflitos internos e externos que foram colocados nos textos produzidos durante as aulas. O tempo passou e Kali Dinis, tendo todos os escritos guardados, percebeu que seu Projeto de Vida era não só fazer jornalismo, mas “tocar o coração das pessoas através de sua escrita”. Foi uma leitura bem diferente, pois a autora está disponível para conversar com os leitores pelas redes sociais, tirar dúvidas sobre seus escritos e ouvir o que os jovens têm a dizer, fato que os aproximou ainda mais do livro.

Resultado: O esquete surgiu por vontade dos alunos, com extrema autonomia para adaptar os textos, incluir e excluir fatos relacionados à leitura, durante as aulas de Língua Portuguesa, Projeto de Vida e Comunicação Criativa.

Tudo o que foi abordado se relaciona diretamente ao tema do projeto pedagógico 2023, na medida em que estamos “descortinando a fome” que não nos remete apenas à fome de alimento para o corpo, mas alimento para a alma e o grupo mostrou que tem fome de justiça, de igualdade, de respeito, de equidade, entre outros. O grupo mostrou a essência teresiana em seu trabalho. ✨