Para celebrar o 150ª aniversário da tabela periódica, a ONU declarou 2019 como “Ano Internacional da Tabela Periódica” e aqui no CSTJ não podíamos deixar essa data, tão importante, passar em branco. Assim, as turmas do Ensino Médio, orientadas pelos professores de Química (Cirlene), Física (Joubert) e História (Mirna), num trabalho interdisciplinar, homenagearam a data. Veja o projeto desenvolvido com cada turma do segmento:
A turma 1001 pesquisou e descobriu que elementos como sódio, iodo, fósforo, cálcio, selênio, potássio, zinco e ferro são nutrientes e devem fazer parte da nossa alimentação. Já plutônio, polônio, urânio, césio, chumbo, titânio e rádio devem ficar bem distantes de nossa dieta. Essa pesquisa culminou num lanche coletivo bem divertido!
A turma 2001 percebeu que, de uma forma divertida, podemos aprender mais sobre a Tabela Periódica. Assim, os alunos criaram jogos, como dominó, bingo, cara a cara, quiz e super trunfo, com informações importantes relacionadas à tabela. Jogando e aprendendo!
Já a turma 3001 achou injusto que a história da confecção da Tabela Periódica não citasse as mulheres que tiveram colaborações importantíssimas, ao longo desses anos. Essas mulheres ganharam merecido destaque no mural da sala, no Espaço Aberto.
Foi uma excelente oportunidade para refletirmos sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, sua importância e o papel das mulheres na pesquisa científica!
Ano Internacional da Tabela Periódica
-
2 min de leitura