Fechar

Tamanho da Fonte

A A A

Agrofloresta, uma opção possível

-
2 min de leitura

Alunos do 6º ano apresentaram, no Espaço Aberto, o trabalho desenvolvido no Minecraft (versão Educacional), durante dez aulas de Ciências. A ideia do projeto surgiu a partir da aula-passeio ao Museu do Amanhã, quando visitaram a exposição “Pratodomundo”, o desafio de alimentar dez bilhões de pessoas em 2050, com qualidade nutricional, diversidade de produção e sustentabilidade.
Com o título “Agrofloresta, uma opção possível”, os alunos trabalharam em grupos, divididos em quatro fazendas, numa proposta de atividade interativa e colaborativa, entrando em contato com alguns conceitos, como monocultura, latifúndio, fertilizantes industriais, agrotóxicos, agrofloresta, adubação natural, entre outros. À medida que os desafios no jogo iam sendo superados, para alcançar objetivos previamente expressos, os alunos enfrentaram dificuldades, devido ao surgimento de desequilíbrios no ecossistema, tendo que buscar soluções viáveis. A partir dessa etapa, acessaram textos e vídeos, fizeram debates, sendo levados a fazer uma reflexão crítica sobre as consequências ambientais, ou seja, os desequilíbrios oriundos do manejo inadequado dos recursos naturais. Posteriormente, os alunos tiveram que recuperar as “fazendas” e implementar outro modelo de manejo para a produção de alimentos – a agrofloresta.
A avaliação aconteceu ao longo do processo e por meio de uma redação, ao final.
Veja algumas imagens das fazendas durante o processo de desenvolvimento do projeto!