Fechar

Tamanho da Fonte

A A A

Espaços

Bibliotecas

Bibliotecas

A importância da leitura

No Colégio Santa Teresa, acreditamos na formação de leitores numa perspectiva crítica e reflexiva, na qual a atividade leitora como prática cotidiana no contexto formal e informal é estimulada de diferentes formas.

Garantir o contato com obras literárias e receber indicações pertinentes ao interesse e à proposta, adequados à faixa etária, é importante para desenvolver a formação do comportamento leitor. Por isso, aqui no Santa Teresa, utilizamos os espaços como a biblioteca para incentivar, desde cedo, à prática da leitura.

Além dos projetos literários desenvolvidos, dispomos de duas bibliotecas em nosso ambiente: a Biblioteca Sonia Rosa, destinada aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano e Biblioteca Teresa d’Ávila, para os alunos do 6º ano ao Ensino Médio.

Nossos estudantes têm acesso ao sistema da biblioteca para fazer busca em nosso acervo, visualizar empréstimos, fazer renovação, conferir seu histórico etc.

Conheça um pouquinho mais sobre esses espaços que promovem e incentivam a leitura!

ACESSE O SISTEMA

Biblioteca

Sonia Rosa

A culminância de um projeto desenvolvido no ano de 2010 batizou a Biblioteca Infantil do nosso colégio. Uma eleição realizada com os alunos escolheu o nome desse espaço de grandes descobertas proporcionadas pelo mundo mágico dos livros que, desde então, passou a se chamar Biblioteca Infantil Sonia Rosa.

E você saber por quê?

Sonia Rosa é Professora, Orientadora Educacional, Mestre em Relações Étnico-Raciais e Escritora apaixonada pela nossa escola, onde seus filhos também estudaram, Sonia acredita que compartilhar histórias numa ação amorosa seja uma maneira de formar um leitor e seus livros contribuem com o “letramento racial”, isto é, através do contato com a literatura que aborda a temática negra, africana, afro-brasileira, a criança amplia seu conhecimento sobre a diversidade.

ACESSE O SISTEMA

PROJETO

Biblioteca Teresa d'Ávila

O interesse de Teresa pela leitura foi despertado em sua própria família. Apesar de terem vivido em uma sociedade analfabeta, os pais de Teresa de Jesus incentivaram em seus filhos, desde a infância, o gosto pela leitura.

O hábito de ler era uma das atividades preferidas de Teresa e o exemplo vinha, em primeiro lugar, de seu pai, leitor apaixonado, que mantinha em casa uma rica biblioteca, onde ao lado das obras latinas não faltavam as obras em castelhano, em romance, para que todos pudessem lê-las.

Não era só o pai de Santa Teresa que gostava de ler. Sua mãe tinha também o hábito da leitura. O que mais a alegrava eram obras que uniam história e fantasia, as novelas de cavalaria, tão populares nesse período e mais tarde imortalizadas por Cervantes. Foi assim que Teresa descobriu o mundo da literatura de ficção, e passou a se empolgar com as aventuras de guerreiros cristãos e mouros por suas terras e por terras estranhas. Já mais velha, “bebeu com sofreguidão das leituras sobre oração.”

Os livros sempre estiveram presentes em sua vida e, além de se dedicar à leitura, Teresa foi também uma grande escritora, deixando-nos várias obras grandiosas.

Acesse o sistema
Agende sua visita