Os estudantes da Eletiva de Ética Digital e Tecnologia estão aprofundando o conceito de Acessibilidade Digital, área indispensável para promover às pessoas com deficiência o acesso integral aos ambientes virtuais (sites, portais). A acessibilidade digital visa romper com as barreiras encontradas na web, para que uma pessoa com deficiência possa cumprir suas funções básicas online de forma independente.
Durante a aula, os estudantes e a professora, ouviram atentamente a Vitória Rosa, funcionária do Setor de Tecnologia do Colégio, que é deficiente visual – baixa visão. A Vitória contou sobre sua a adaptação de sua rotina de trabalho que lhe garantem autonomia e inclusão e como ela enfrenta as barreiras relacionadas à acessibilidade, na sociedade atual.
Em uma conversa descontraída, porém muito importante, os estudantes debateram sobre acessibilidade e inclusão, além de aprenderam sobre TA (Tecnologia Assistiva), que é um termo utilizado para identificar os recursos voltados às pessoas com deficiência visando proporcionar a elas, autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
A Vitória apresentou ao grupo três Tecnologias Assistivas que a auxiliam no dia a dia: o monóculo, a bengala e o óculos lupa. Os estudantes puderam conhecer esses recursos e explorar suas funcionalidades. Conhecer e aprofundar esses conceitos é extremamente importante para promover uma sociedade mais inclusiva!
Vejam as fotos deste momento, apresentando a exploração das Tecnologias Assistivas utilizadas por pessoas com baixa visão.
Professora Milena Mattos e Vitória Rosa