No dia 14 de março de 2024, quinta-feira, recebemos no Colégio a educadora Luciana Dornelles Ramos, Doutora em Educação pela UFRGS, que trouxe para discussão com os educadores o tema: “Diálogos sobre uma Educação Antirracista”.
Luciana compartilhou sua história e trajetória na educação, destacando a importância da educação antirracista para dar visibilidade ao debate, proteger as crianças e adolescentes do racismo e garantir que todos e todas tenham protegido seu direito ao desenvolvimento integral.
É amplamente reconhecido que a sociedade brasileira é fortemente marcada pelo racismo estrutural, e um dos papéis fundamentais desempenhados pela educação é o de combater o racismo e qualquer tipo de expressão de preconceito, além de valorizar a contribuição histórica dos diversos povos brasileiros, suas características e suas memórias.
A Lei 10.639, de 2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras no currículo das redes de ensino, completa 21 anos e é um grande marco na educação antirracista. No entanto, reconhecemos que muito ainda precisa ser debatido e colocado em prática no dia a dia para garantir a equidade na educação.
Com o objetivo de fomentar este tema e colocá-lo em prática em nossas rotinas diárias, o coletivo de educadores aproveitou a noite para debater e compartilhar as práticas já existentes no Colégio e as possibilidades diversificadas para construirmos uma escola verdadeiramente antirracista.